// GALERIA DE FOTOS


• ANOS 50 e 60


As faixas expressam a gratidão da comunidade ao prefeito da época, ao arcebispo Dom Antônio de Almeida Morais e ao senhor Henrique Barros, proprietário do terreno. É onde atualmente se encontram a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Casa Paroquial e a Escola Manuel Marques.



Início da capela, onde as primeiras missas eram celebradas. À direita está o material adquirido para a construção da igreja, que seguia em ritmo lento. Após a compra do terreno, a comunidade se esforçou para conseguir as plantas da igreja e da casa paroquial, além das licenças dadas pela Prefeitura Municipal do Recife.



Primeiro pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, monsenhor Manuel Marques, em frente ao galpão da futura igreja que é vista já murada e coberta por palhas. A foto data de 1956. No terreno existia antes a vacaria de Seu José das Galinhas.



Festa da Padroeira em 1956, com a igreja ainda em fase de construção. Concentração para a saída da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal por doação de um membro da colônia portuguesa do Recife.



O cônego Manuel Marques organizava procissões pelas ruas do bairro. Na ocasião da foto, a procissão passa em frente à Mercearia do Quincas, no largo da Mangabeira.



Procissão do Santíssimo Sacramento pela Rua da Mangabeira, já pavimentada. Outubro de 1961.



O arcebispo Dom Antônio de Almeida Morais, o cônego Manuel Marques e autoridades da época, em frente à casa de Seu Manuel do banheiro, que oferecia banho pago à população. A casa de palha ao lado pertenceu à Dona Rosália, antiga moradora da Mangabeira.



O cônego Manuel Marques oferece almoço para trezentas pessoas, em 13 de outubro de 1961.


O cônego Manuel Marques, a professora Natélcia e alunos, frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, finalmente erguida.


Ma escolinha, a primeira professora da Mangabeira, Dona Natélcia, e o cônego Manuel Marques.



Astiamento da bandeira brasileira pelo monsenhor Manuel Marques durante as comemorações de 7 de setembro, em 1956, com a presença da turma de escoteiros de Casa Amarela, da professora Natélcia e alunos.



Passeata de 7 de setembro de 1956 pelas ruas da Mangabeira, com a turma de escoteiros de Casa Amarela e os alunos das Escolas Reunidas de Nossa Senhora de Fátima. A foto foi tirada na altura da entrada da Rua do Rio, ainda sem calçamento, no Largo da Mangabeira.



A casa ao fundo servia de espaço para armação do circo Tomara que Chova, durante as festas do bairro. Também ali aconteciam comícios, nos tempos eleitorais, e cultos evangélicos.




• ANOS 70 e 80
















<< voltar

Um comentário:

boy disse...

Quero parabenizar esta equipe, por este belo trabalho de resgate do inicio de nosso bairro.Sou neto da professora Natércia Siqueira Costa (falecida),uma das pioneiras no incio da escolarização no bairro da mangabeira. Acredito que na foto onde ressalta a prof.Natércia,alunos e o monsenhor Manoel Marques,seja a filha da professora que auxiliava nas aulas, e que hoje é minha mãe, graças a Deus esta viva e lucida.Se poderem esclarecer esta minha dúvida,fico grato.meu fone 081 9692-5354.Me coloco a disposição

visitas: Site Meter